domingo, 6 de novembro de 2011

Desvendando a Cartografia – Escala


Este tutorial tem como objetivo demonstrar o uso da escala por meio de conceitos e exercícios a serem desenvolvidos, mostrando passo a passo da sua construção e destacando sua importância, pois a partir dela podemos ter a dimensão aproximada da área representada e saber as distâncias que separam determinados lugares.

1.     Reduzindo o espaço

A escala é, portanto, uma proporção entre as distâncias de uma mapa e as distâncias na realidade ou corresponde a quanta vezes a realidade foi reduzida para estar naquele mapa especificamente. Temos como exemplo os mapas mundi, que geralmente possuem uma escala de 1 para 30 milhões ou E=1:30.000.000.
1.1 Conceitos Básicos  
            Sendo:
            E= escala
            N= denominador de escala
            d= distância medida na carta
            D= distância real (no terreno)
            As escalas mais comuns tem para o numerador a unidade e para 
            denominador, um  múltiplo de 10.

            Para a resolução dos exercícios de escala, aplica-se a fórmula: 
       
2. Tipos de escala
2.1- Escala numérica
A escala numérica, ou fracionária, é expressa por uma fração ordinária (denominador/numerador) ou por uma razão matemática. O numerador corresponde a uma unidade no mapa, enquanto o denominador expressa a medida real da unidade no terreno.

     




     








            2.2- Escala gráfica
A escala gráfica é representada por um segmento de reta graduada em uma unidade de medida linear, dividida em partes iguais indicativas da unidade utilizada. A primeira parte, denominada como talão ou escala fracionária, é subdividida de modo a permitir uma avaliação mais detalhada das distâncias ou dimensões no mapa .



             Alguns mapas apresentam tanto escala gráfica como numérica. 
             Caso apresente gráfico, lembre-se que não há necessidade de fazer cálculos.

3.     Calculando distâncias

Quando se conhece a escala numérica, pode-se calcular as distâncias reais:
ü  Pegue um mapa e observe a escala, por exemplo, E=1:500.000. Usando a régua, descubra a distância entre 2 pontos do mapa, por exemplo 5 cm.
ü  A partir dos dados acima, podemos calcular a distância, em quilômetros, na realidade. Dada a  distância no mapa de 5cm,  devemos usar o centímetro como padrão, portanto: 1cm no mapa corresponde a 500.000cm na realidade (divida os 500.000cm por 100, pois 100cm é igual a 1 m), assim, 1cm no mapa corresponde a 5.000m na realidade (divida os 5.000m por 1.000, pois 1000m é igual a 1 km), então 1cm no mapa corresponde a 5km (quilômetros) na realidade.
ü  Ou seja, se 1cm no mapa corresponde a 5km na realidade, 5cm no mapa correspondem a 25km na realidade, isto é 5 vezes mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário