sábado, 5 de novembro de 2011

Exercícios resolvidos sobre Fuso Horário


1-      Um escritório de cobrança fez várias ligações para fazer acertos de pendências. O escritório não pode fazer ligações antes das 8 horas para seus clientes. O escritório está situado em Brasília. Que horas local o escritório deve ligar para que a hora exata seja 8 horas em Montana (105º O -  cento e cinquenta graus a oeste)?

Brasília: 45º O e Montana: 105º O, como os hemisférios iguais, subtrai.
105 – 45 = 60/15= 4 horas

Observe o sentido do movimento – apesar da ligação partir de Brasília, a pergunta é sobre a hora da ligação partindo de Brasília para Montana. Sendo que em Montana tem de ser 8 horas. O movimento é de Montana para Brasília. De oeste para leste soma. Se em Montana é 8 horas, mais 4 horas da diferença, em Brasília será 12 horas.

2-      Uma lancha estava em Fernando de Noronha (30º O – trinta graus a oeste) e saiu para fazer uma viagem às 6 horas no período da manhã e terá uma duração de 4 horas, que horas será na ilha Santo Antônio (19º O – dezenove graus a oeste) desprezando as convenções.

Fernando de Noronha: 30º O e Ilha de Santo Antônio: 19º O. Como os hemisférios são iguais, subtrai.
30 – 19 = 11º

Nesse caso como está fora da convenção, qualquer número diferente de 15º deve utilizar a regra de que para cada 1º são 4 min. Portanto, 11º * 4 = 44min (diferença de hora)
O sentido do movimento é de oeste para leste – Fernando de Noronha para Ilha de Santo Antônio. Em Fernando de Noronha eram 6 horas e no mesmo momento na Ilha de Santo Antônio seria 6 + 44 min + o tempo de viagem que é de 4 horas.
Sendo assim na Ilha será 10h44min.

3-      Para responder a esta questão, considere os mapas a seguir:


Os mapas 1, 2 e 3 representam, respectivamente:

a) Mapa 1 = longitude     Mapa 2 = latitude    Mapa 3 = zonas climáticas
b) Mapa 1 = meridianos     Mapa 2 = paralelos    Mapa 3 = zonas climáticas
c) Mapa 1 = latitude       Mapa 2 = paralelos       Mapa 3 = fusos horários
d) Mapa 1 = paralelos       Mapa 2 = meridianos     Mapa 3 = zonas climáticas
e) Mapa 1 = meridiano     Mapa 2 = longitude      Mapa 3 = fusos horários

A resposta é a letra C porque, como já dito no tutorial, paralelos cruzam os meridianos de forma paralela e pode-se dizer que os paralelos estão na horizontal, o que corresponde a figura 1, a figura 2 representa os meridianos, já que estão ligando os dois polos do planeta, na forma vertical e por último, a figura 3, representa as zonas climáticas, onde as duas listras nos polos representam a zona polar, as duas acima representam as zonas temperadas e as linha centrais representam a zona tropical.

Um comentário: