domingo, 6 de novembro de 2011

Fuso Horário – A Dinâmica das Horas


Compreender o que é fuso horário vai muito além do que somente o atraso no relógio de certas regiões do planeta;  para entender o que eles significam, é importante, antes, conhecer e compreender as coordenadas geográficas, uma rede de linhas imaginárias denominadas paralelos e meridianos, traçadas sobre o globo. É o que iremos esclarecer ao longo deste tutorial.


1.     Conceitos básicos

1.1            Latitude
São linhas identificadas por sua distância em relação ao Equador, que vão de 0º a 90º, quando esta for medida no sentido norte, sendo assim chamada latitude norte ou positiva. Havendo ainda a latitude sul ou negativa que pode  ainda variar de 0º a -90º.
1.2      Longitude
São linhas identificadas por sua distância em relação ao meridiano de Greenwich. Essa distância pode variar de 0o a 180o, tanto para leste quanto para oeste.
1.3              Meridianos
São todas as semicircunferências traçadas de forma a ligar os dois pólos da Terra. Todos os meridianos têm o mesmo tamanho e qualquer um deles pode ser utilizado para se dividir o planeta em duas porções iguais.
1.4      Paralelos
São círculos que cruzam os meridianos perpendicularmente, isto é, em ângulos retos. Apenas o Equador é um círculo máximo (0º). Tanto no hemisfério Norte quanto no hemisfério sul, vão diminuindo de tamanho a proporção que se afastam do Equador, até transformarem em cada pólo, num ponto(90º).

2.     História da padronização das horas

A padronização do tempo ocorreu no século 19, num momento em que o Reino Unido era a principal potência econômica. Por isso, o meridiano que passava no observatório de Greenwich, então nos arredores de Londres, foi considerado o meridiano zero.
A hora de Greenwich tornou-se a hora universal, no sentido de que é em relação a ela que se determinam os horários em outros pontos do globo terrestre.
 












            O Big Ben marca o horário de Greenwich ou a hora universal. 

Atualmente, a leste de Greenwich, as horas aumentam a cada faixa de 15o, variando entre 0 e 12. Ao contrário, a oeste de Greenwich, as horas diminuem, em idêntica variação.

3.     Fusos horários e suas implicações


É importante entender que essa padronização facilita as relações internacionais. No interior de um mesmo país, entretanto, esses limites não são tão rígidos. No caso do Brasil, que é um país de grande extensão territorial leste-oeste, existem três fusos horários, todos eles atrasados em relação a Greenwich.

Nenhum comentário:

Postar um comentário